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sexta-feira, dezembro 25, 2015

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PREPARANDO RÁDIOS ANTIGOS #SQN

Sobre rádios PX antigos... alguns colegas dizem que tenho implicância, mas não é isso,  vou esclarecer esse assunto de uma vez por todas porque tem gente que se aproveita do que eu falo para dizer que não gosto de rádios antigos, e não é bem assim, tenho vários rádios antigos e gosto muito dos diferenciais que estes possuem. 
Não vou nem citar que algumas peças não existem para reposição... essa parte a gente pula, e se quiser um exemplo de quais peças seriam, poderia enumerar desde a frente (Alan 8001, Galaxy Pluto, Cobra DX, etc..) até o microfone e reguladores de tensão.
Normalmente as pessoas tendem a se apegar a determinados objetos, e isso acontece por vários motivos, saudosismo, melancolia, fato é que alguns equipamentos marcaram épocas e em alguns casos até pertenceram à história de amigos próximos, as vezes foram de seus pais, parentes. Ou seja, existe um motivo íntimo e subjetivo, um sentimento as vezes inexplicável, indizível sobre o equipamento e ele se torna um objeto que faz ligação ou referência a uma saudosa época ou situação. Entendo esse sentimento, tenha certeza disso, porém, o assunto não é a importância do equipamento ou o sentimento que ele nos remete, respeito essa subjetividade, existe e é indiscutível, as vezes inestimável, mas minha preocupação é a despesa que você vai gerar "agora", para alimentar um sentimento antigo que não vai melhorar de fato em nada sua vida atual. 
Desculpe se estou parecendo ser insensível sobre este assunto, é que me atento diretamente à questão técnica, e não a apostasia que o produto trás. Ademais, você precisa colocar na balança se realmente vale a pena investir no equipamento em questão, sabe por que?
É bem simples. Vamos às contas e simples observações?
Esteticamente falando, os únicos rádios que "ainda" tem a frente (faceplate) no mercado são da linha Cobra 148 GTL com saída de microfone PTT lateral, o Superstar 3900 e alguns VR's prateados, sendo que o valor médio com frete para esses painéis giram em torno de 90 reais, então coloque na cesta de compras esse valor.
( R$ 90,00 )
São raros os rádios que não necessitam trocar os potenciômetros da função liga e desliga + squelsh, e também o de ganho de microfone e rfgain, e cada um desses potenciômetros giram em torno de 50 a 80 reais + frete, isso levando em consideração que são fornecedores de peças diferentes daquele que forneceu o painel, então some dois potenciômetros no valor mínimo de 50 reais cada (é mais que isso, tenha certeza).
( R$ 90,00 + 130,00 )
Não contente, o usuário coloca na cabeça que deseja ver seu rádio com saídas mosfet para maior potência, e o serviço para essa alteração "no barato" custará ao cliente a bagatela de 200 reais, então coloque mais 200 no carrinho, isso sem contar dissipador de calor que não vai encontrar original, além dos diodos de recepção; é hora de somar? Não!  Calma que tem mais!
( R$ 90,00 + 130, 00 + 200,00 )
Não parou por aqui, pois normalmente o S-Meter está cansado ou com problema, e o que fazemos é substituir, e o valor pode chegar na casa dos 60 reais com frete, então você tem:
( R$ 90,00 + 130, 00 + 200,00 + 60,00 )

Fechou a conta?
Não, porque o transporte não é gratuito, sendo que o PAC mínimo vai custar em torno de 30 reais, então some ida e volta, a conta pula para:
( R$ 90,00 + 130, 00 + 200,00 + 60,00 + 60,00 )

Até o momento não se trata de conserto, estamos falando apenas das melhorias que você deseja no rádio sem defeito ou apenas com a saída queimada e quer transformá-lo em mosfet, então suponhamos que o rádio tenha defeito e que o técnico cobre na base da amizade uns 50 reais para resolver o problema, e a conta pula para:
( R$ 90,00 + 130, 00 + 200,00 + 60,00 + 60,00  + 50,00 )

... e quanto vale mesmo seu rádio?

Mas espere ai, precisamos fechar essa conta, então vamos lá: 
90,00 + 130, 00 + 200,00 + 60,00 + 60,00  + 50,00 = 590 reais

Quanto custa um belo Cobra 148 sendo vendido no mercado? 
Não passa de 300, e quanto você gastou no seu rádio velho?
Vamos considerar 2/3 do valor acima, 392 reais... considerei 2/3 do valor porque de repente você encontra todas as peças no mesmo fornecedor e paga um frete só, ou decide fazer apenas uma parte do serviço, não importa, importa que o rádio vai continuar sendo velho..., e talvez você fique contente em fazer todas as melhorias "necessárias" sem trocar o painel, ou, falando de outra forma, talvez queira gastar uma grana e manter a aparência do rádio velho/retrô; talvez o "técnico" te convença que uma simples limpeza com benzina retificada (encontrada em farmácias) possa resolver o ruído dos potenciômetros, e que um aperto de alicate resolva a folga nos mesmos, mas... infelizmente sinto em te dizer, nada disso resolve!
"O cara lá" que você elegeu como "de confiança" disse que daria certo e você não percebe que foi ludibriado... ou seja,  o pseudo-técnico te enganou para dar impressão de que o serviço ficaria "baratinho", e claro, você ficou todo feliz, afinal, "ele te entende", como se fosse seu amigo e não tivesse nenhum interesse nisso, #SQN, e você tem agora um rádio com "50 Watts", porém... porém... porém...

Aprenda alguma coisa:

Rádios antigos produzem ondas assimétricas diferentes das ondas produzidas por rádios novos, justamente porque rádios novos possuem esquemas descomplicados preparados para fets, e é claro que a potência do seu rádio antigo vai aumentar, vai mostrar uma leitura proporcional acerca daquela que o técnico indicou, porém, como o formato da onda é o segredo da qualidade de uma transmissão, os fets somente reproduzirão a inserção de sinal ao qual lhe é induzido, ou seja,  vai amplificar o que chegou no estágio final, e o que quer dizer isso, onde quero chegar? 
Seu equipamento antigo vai amplificar o que não presta, além do fato de estar operando um rádio velho, e outro detalhe, por se tratar de um rádio antigo, cansado, outros componentes a qualquer momento poderão te deixar na mão, coisa que não ocorre com rádios novos, pois o desgaste é igual em todas as partes, e por esse motivo sempre digo, ao invés de gastar dinheiro com rádio velho, venda essa peça de museu, adquira um  rádio novo e envie para ser preparado, porque no final, garanto que ficará muito mais satisfeito.
Se você quiser deixar a transmissão de um rádio antigo com a mesma qualidade da transmissão de um rádio novo, um conselho, deixe quieto, você não vai encontrar todas as bobinas no corte ideal.
Ah, você tem todo o direito de discordar, ok? Afinal, o dinheiro é seu.
73s
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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

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Consulte-nos.

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Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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